Óleos essenciais para os ciclos femininos

Artista desconhecida

Óleos essenciais (OEs) são princípios ativos naturais de plantas aromáticas e medicinais, resultando em substâncias orgânicas, lipofílicas, voláteis e concentradas. São diferentes das essências comumente vendidas para aromatização, já que as essências, geralmente vendidas a preços baixos, são formuladas em laboratórios e contêm vários componentes derivados do petróleo.

Dentre as diversas propriedades terapêuticas dos OEs, pode-se citar sua atuação nos ciclos femininos, pelo equilíbrio hormonal e emocional, no alívio dos sintomas da TPM, da menstruação, na gestação, parto, pós-parto, menopausa etc. É uma alternativa mais natural e segura para manter o equilíbrio do corpo feminino.


TPM:
  • Óleos essenciais recomendados: gerânio, sálvia esclareia, lavanda, camomila romana.
  • Orientações: utilizar em colares aromáticos (de 2 a 3 gotas), difusor ambiental (de 8 a 12 gotas), escalda-pés (diluir 15 gotas do OE escolhido em 1 colher de sopa de óleo vegetal e adicionar na água quente em uma bacia ou ofurô de pés) e fricção na sola dos pés (de 2 a 3 gotas).

Cólica menstrual:
  • Óleos essenciais recomendados: lavanda, gerânio, sálvia esclareia, hortelã-pimenta.
  • Orientações: utilizar em massagens (diluir 10 gotas de OE em cada 5 colheres de sopa de óleo vegetal e massagear) e compressas locais (pingar de 5 a 10 gotas na água quente, utilizando uma toalha para aplicar a compressa).

Candidíase:
  • Óleos essenciais recomendados: melaleuca, sálvia esclareia.
  • Orientações: utilizar um desses OEs em banhos de assento (diluir 10 gotas de OE em 5 colheres de sopa de algum óleo vegetal e adicionar em uma bacia de água quente) ou em aplicação direta no local infeccionado (em caso de verrugas, pingar 2 gotas de OE em um algodão e aplicar na região).

Gestação:
  • Óleos essenciais recomendados: lavanda, néroli, olíbano, gerânio, camomila romana, jasmim, sândalo.
  • Orientações: recomenda-se que todos eles sejam utilizados via inalação ou em massagens (diluídos em óleos vegetais na concentração de 1%), e preferencialmente após o terceiro mês de gestação, nunca sendo ingeridos pela gestante. Não são recomendados os óleos essenciais de alecrim, anis-estrelado, canela, cedro, cravo, hortelã-pimenta, noz-moscada, palmarosa e sálvia esclareia.

Parto:
  • Óleos essenciais recomendados: sálvia esclareia ou camomila romana, para alívio das dores de contrações; lavanda ou olíbano, para relaxar e aliviar o medo e a ansiedade; hortelã-pimenta, para náuseas e vômitos; limão siciliano, jasmim ou mandarina, para aumentar a sensação de bem-estar.
  • Orientações: usar em massagens (diluídos em óleos vegetais), inalações ou escalda-pés, não sendo recomendado o uso em banheiras (no caso de partos na água).

Pós-parto:
  • Óleos essenciais recomendados: lavanda, para alívio de dores e ansiedade; limão siciliano, para diminuir tristeza, depressão e aumentar a sensação de bem-estar.
  • Orientações: recomenda-se que eles não sejam ingeridos, para não interferir na amamentação, podendo ser utilizados em inalações, massagens e escalda-pés.

Menopausa:
  • Óleos essenciais recomendados: gerânio, sálvia esclareia.
  • Orientações: utilizar em colares aromáticos (de 2 a 3 gotas), difusor ambiental (de 8 a 12 gotas), escalda-pés (diluir 15 gotas de OE em 1 colher de sopa de óleo vegetal e adicionar na água quente em uma bacia ou ofurô de pés) e fricção na sola dos pés (de 2 a 3 gotas).


Referências:

AMARAL, F. Técnicas de aplicação de óleos essenciais. Terapias de saúde e beleza. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

LIMA, I. O. Atividade antifúngica de óleos essenciais sobre espécies de Candida. Revista Brasileira de Farmacognosia, vol. 16, nº 2, p. 197-201, Jun. 2006.

MENDES, R. Óleos essenciais na gestação, parto e pós-parto. Disponível em <http://www.apotecariosdafloresta.com/2016/06/oleos-essenciais-na-gestacao-parto-e_28.html>. Acesso em 28 de junho de 2016.

0 comentários:

Postar um comentário

 




Lua que sente, sabe, quer.
Quiescente, visceral, mulher.

Quem escreve?
Raissa, INFP, libriana com ascendente e lua em Leão.
Amante da psicologia, apotecária da floresta, aprendiz de alquimista.
Ovolactovegetariana, lunática, curiosa.

Tecendo a Psique | Apotecários da Floresta